O Psicólogos no Mundo é um projeto de Psicólogos para Psicólogos, onde o Mundo é o Nosso Consultório.

Missão

O Psicologos no Mundo tem dois objetivos principais:

(1) Promover o Intercâmbio Internacional entre Psicólogos, de forma a facilitar a partilha de conhecimentos e de boas práticas, em diversas culturas e realidades;

(2) e, através disso, Promover a Saúde e o Bem-estar Mental e Emocional ao nível global, estimulando o apoio e acompanhamento psicológico acessível e de alta qualidade, para as pessoas e comunidades em todo o mundo.

Visão

A nossa meta é a criação de uma rede internacional de psicólogos, integrando na rotina profissional o intercâmbio e a partilha de saberes e de experiências, ao mesmo tempo que se promove o acesso a uma melhor saúde psicológica global.

Valores

  1. Interculturalidade: Promover a troca de conhecimentos e práticas entre diferentes culturas, enriquecendo a prática psicológica globalmente.
  2. Desenvolvimento Profissional: Estimular o desenvolvimento contínuo dos psicólogos através do intercâmbio internacional, expandindo assim as suas competências e conhecimentos.
  3. Inclusão e Acessibilidade: Garantir que todos, independentemente de raça, género, orientação sexual, situação econômica ou localização geográfica, tenham acesso a cuidados psicológicos de qualidade.
  4. Excelência no Atendimento: Promover serviços e experiências de intercâmbio de alta qualidade, baseados nas melhores práticas e evidências científicas.
  5. Empatia e Respeito: Tratar todos os indivíduos e comunidades com dignidade, empatia e respeito, reconhecendo e valorizando as suas experiências únicas.
  6. Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades apoiadas, intervindo de forma ética e responsável.
  7. Colaboração Global: Trabalhar em parceria com organizações locais e internacionais para maximizar o impacto e alcançar um maior número de pessoas.
  8. Inovação: Incorporar novas tecnologias e métodos para facilitar e enriquecer tanto as experiências de intercâmbio quanto os serviços de saúde mental.
  9. Sustentabilidade: Garantir que as ações e programas sejam sustentáveis a longo prazo, beneficiando tanto os psicólogos quanto as comunidades envolvidas.

Como nasceu o Psicólogos no Mundo?

[Relato na primeira pessoa]

A ideia dos Psicólogos no Mundo nasceu em 2016, numa viagem minha a Belém do Pará, Brasil.

Nessa altura atravessei o Atlântico para ir dar formação a colegas psicólogos, no âmbito de uma pós-graduação promovida pelo meu amigo e psicólogo brasileiro Altiere Ponciano, através da Fortiori.

Viajei para ensinar e, na verdade, aprendi muito mais do que aquilo que ensinei.

Repeti a experiência dois anos depois, em 2018, e voltei a sentir o mesmo. Não havia dúvidas. O que trouxe ultrapassou em muito o que levei. O que recebi foi mil vezes superior ao que dei.

Foi assim que eu percebi a importância e a mais valia do intercâmbio profissional, de estar com colegas, que apesar de partilharmos a mesma profissão, o facto de a termos aprendido e de a exercermos em países diferentes, trazia uma diversidade e um saber enormes.

Claro que esta experiência foi possível nesta magnitude graças às pessoas que conheci em Belém. Haveria vários colegas para salientar, mas destacarei apenas dois, os co-fundadores dos Psicólogos no Mundo.

Já vos falei de uma dessas pessoas, do meu amigo e irmão brasileiro Altiere Ponciano. Falta-me então falar de outra, da minha amiga e parceira de projetos, a Carolina Miralha, psicóloga brasileira e agora (também) psicóloga portuguesa.

Em 2016 conheci em Belém a Carol, porque lecionava aulas na Fortiori, e o ambiente que se vivia lá era mesmo de partilha e de aprendizagem mútua.

Mas foi em 2018 que conversámos, e a Carol disse-me então que queria vir para Portugal, onde tinha família (inclusive tinha família portuguesa), e que gostaria de saber como seria o processo de migração profissional de um psicólogo. Eu, sem qualquer dúvida, disse de imediato: “Eu ajudo-te no que puder, claro”.

Hoje em dia a Carol está no Porto, Portugal, e eu em Lisboa, e estamos ambos, em conjunto com o Altiere, a colocar em andamento este nosso projeto dos Psicólogos do Mundo, que nasceu simplesmente desta nossa realidade aqui partilhada.

E há coisas assim, simplesmente grandiosas ao ponto de ser necessário partilha-las.

Os Psicólogos no Mundo é simplesmente isso: um lugar de troca, de intercâmbio, de aprendizagem e de vivência.

Por tudo isto, bem-vindos ao Psicólogos no Mundo! Aqui, o Mundo é o Nosso Consultório.

Hugo Santos, Psicólogo e Psicoterapeuta | Montijo – Lisboa, Portugal